Empatia: o que é?
A empatia é uma das “soft skills” mais importantes, tanto no trabalho como nos relacionamentos pessoais. Consiste a capacidade de nos pormos na pele do outro. Não se trata de aceitar tudo, mas de perceber o que vai na cabeça do outro. É uma das competências emocionais e sociais mais poderosas, e que às vezes até é usada de forma manipulatória por personalidades mais desiquibradas.
Trata-se de uma competência que pode ser treinada. Alguns de nós têm a sorte de a treinar em criança, começando na relação mãe-bébé e na capacidade que a mãe tenha de saber conter a angústia do filho e ajudá-lo a progredir. Outros têm de a aprender e treinar mais tarde. Está-se sempre a tempo.
Da mesma forma, a empatia é essencial se o cliente tem um momento de angústia intensa, de pânico ou de descontrolo emocional. Nesta situação, o coach deverá ser capaz de comportar-se de forma a que o cliente se sinta menos ansioso e mais confiante. Isto passa, necessariamente, por uma postura calma e serena que não seja no entanto fria.
A personalidade do coach é sem dúvida importante, assim como a sua postura ética. É imprescindível que o coach, além da formação específica, se conheça muito bem a si próprio, para que possa agir e reagir no interesse do cliente e não no próprio.