Trauma e coaching

Questão:

De repente, soube que não me iam renovar o contrato e vi-me desempregado. Nunca esperei que isto me fosse acontecer, tanto mais que tenho um curso de gestão. Toda a gente me diz que é uma questão de tempo até arranjar outra coisa. A minha namorada e eu andávamos a pensar em arranjar casa, mas agora… Sei lá onde e quando arranjarei emprego.

Sou relativamente calmo e nunca me tinha sentido deprimido. Custa-me muito ter de ir ao Fundo de Desemprego apresentar-me periodicamente. Parece que leio o desprezo na cara das pessoas. À noite tenho dificuldades em adormecer ou então acordo cedíssimo, angustiado.

Estive a ver o vosso site. Será que o coaching me pode ajudar? Ando tão em baixo que até tenho medo de ser chamado para uma entrevista de emprego e não estar à altura.

Resposta:

O coaching pode de facto ajudar. O desemprego é das coisas mais traumáticas que nos podem acontecer, e as suas consequências psicológicas estão bem estudadas.

Na nossa vida, ou como resultado de um episódio traumático, somos expostos a situações inesperadas, indutoras de medo ou desespero e frequentemente não conseguimos criar estratégias para lidar com o ocorrido, podendo desenvolver sintomas como dificuldades em dormir ou adormecer, pesadelos, dificuldade em manter a concentração, irritabilidade fácil ou dificuldades em lidar com ocorrências do dia-a-dia. O coaching pode ajudá-lo a compreender a origem destes sintomas (que neste caso é já conhecida, o que até ajuda), minimizá-los e até eliminá-los, melhorando significativamente o seu bem-estar e o seu sentimento de empowerment. A auto-estima é muito importante quando se muda ou se anda à procura de um novo emprego, assim como saber comunicar aos outros as suas capacidades e interesses.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *