O que é o rapport

O rapport tem a ver com o tipo de ligação que se estabelece entre o coach e o seu cliente. É algo que se cria logo na primeira entrevista.

De um ponto de vista ético, a relação entre o coach e o cliente assenta nas sequintes regras: respeito pelo cliente enquanto pessoa, observação do sigilo profissional, manutenção de uma postura mental aberta e objectiva e ainda a neutralidade (a relação limita-se ao encontro profissional em cada sessão).

Por outro lado, é na primeira sessão que o(s) objectivo(s) do programa de coaching, assim como o preço, têm de ficar estabelecidos, o que envolve um compromisso entre o coachee e o seu coach. É nesta sessão que se estabelece o rapport, essa qualidade indefinida da relação, que tem a haver não só com a intuição, feeling e empatia, mas também com as histórias e experiências pessoais e profissionais tanto do coachee como do coach. O rapport tem a ver com a qualidade da relação que se estabelece entre as duas partes. Essa qualidade, para além dos imperativos éticos já invocados, vai depender muito das personalidades dos envolvidos.

Para criação do rapport, deve explicar-se ao cliente em que consiste o processo e qual o papel de cada um. Mal entendidos e equívocos não ajudam normalmente a estabelecer a relações de confiança entre as partes que irá permitir a mudança. O tipo de feedback que o coach pretende tem também de ficar bem claro.

Ou seja, a clareza do compromisso entre as partes é essencial à construção de um rapport de qualidade.