A mudança e a accountability

O coaching, como outros métodos de desenvolvimento pessoal, tem a ver com mudança. A mudança mete sempre medo. O homem é, até certo ponto, um animal de hábitos, mas é também um ser pensante e que tem necessidade de progredir. Aqueles que se propõem mudar vão certamente deparar-se com frustrações e dificuldades. A mudança exige confronto com os nossos medos e ansiedades, exige sair-se da zona de conforto e arriscar. Muitas pessoas queixam-se e dizem: “tenho de mudar”. Mas, com mais queixa ou menos queixa, verifica-se que estão instaladas nas suas rotinas e hábitos adquiridos, como se fosse preferível um mal-estar conhecido ao risco do desconhecido.

É frequente as pessoas dizerem que querem mudar mas terem tanto medo que todos os pretextos servem para adiar e não tomar decisões. Uma das perguntas chave por parte do coach, “o que é que o impede de…?”, permite ao cliente confrontar-se com as razões que o impedem de avançar.

Também por essa razão, é tão importante amarrar o cliente a um objectivo, ao timing e ao feedback. Trata-se de responsabilizar a pessoa pelas suas escolhas. Accountability é a palavra chave, uma palavra que não existe em português. Na língua inglesa, as pessoas tomam a responsabilidade (take responsibility) e são accountable. A responsabilidade vem de fora, a accountability é mais intrínseca.