A primeira sessão de coaching. Como se vai sentir?

A primeira entrevista de coaching é muito importante porque é nela que se vai estabelecer o primeiro contacto presencial (excepto nos casos online, por telefone ou skype). Será também nesta sessão que se fará uma primeira avaliação da situação e se estabelecerão os objectivos a prosseguir.

Os seres humanos estabelecem de imediato relações mais ou menos empáticas. É natural, e não há que se preocupar. Dê a si próprio a liberdade de deixar que a relação se estabeleça. Embora o processo de coaching assente nas perguntas, por vezes cruciais, que o coach lhe irá fazer e que têm como objectivo fazê-lo pensar nas questões de outra maneira, não tenha medo de fazer perguntas. O processo de coaching deve assentar numa relação franca e aberta entre as partes. Se tiver dúvidas sobre o processo e as regras a seguir, pergunte.

Um processo de coaching bem sucedido parte do princípio de que o cliente têm em si os recursos para poder melhorar a sua performance, adquirir se necessário outras competências e ser capaz de tomar conta da sua vida.

Se o coach se aperceber de que o cliente apresenta à partida problemas psicológicos que deverão ser reparados antes de se encetar o processo de coaching, deverá recomendar-lhe uma psicoterapia. Caso o próprio coach seja um psicoterapeuta devidamente certificado, poderá assumir o processo terapêutico, desde que fiquem bem claras as regras em que tal se deverá basear (um pouco diferentes das do coaching).

Se não empatizar minimamente com o(a) coach ou sentir que ele(a) não está a vê-lo como um ser humano com potencial, procure outro.

Para resumir: tem de se sentir bem num processo de coaching e ter a convicção de que poderá melhorar. É evidente que por vezes terá de confrontrar-se com questões menos agradáveis. Poderá mesmo sentir-se zangado com o coach. Se for o caso, fale. Exprima-se, assuma, verbalize. Já é meio caminho andado para o seu processo de empowerment que é aquilo que, no fundo, o coaching é.

 

Posted in The coach's blog Tagged with:

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers: